quarta-feira, 7 de maio de 2014

A Estrutura Organizacional do Islão.

















O Islão enfatiza grandemente o relacionamento entre o
indivíduo e Deus, sendo que este relacionamento se
baseia nas orientações contidas no Alcorão e na Suna. Em
contra‐partida, este relacionamento irá definir o modo
como um Muçulmano se relaciona com as restantes
pessoas, o que originará justiça, organização e harmonia
social.

O Alcorão diz o seguinte:
«Na verdade, o mais honrado, dentre vós, perante Deus,
é aquele que é mais temente.» [Alcorão 49 : 13]

Os sábios, os piedosos, os conhecedores do Islão e os
verdadeiros na prática religiosa são os líderes naturais do
Islão.
O Islão não especifica o modo como alguém pode tornarse
erudito. Qualquer pessoa, com inteligência suficiente,
estudo e determinação, pode procuraralmejar sê‐lo.
Contudo, nem todos disporão de tempo e recursos
suficientes para o conseguirem. Todas as pessoas deverão
esforçar‐se para aprender o mais que puderem, embora
reconheçam que Deus é Único, o Concessor do
conhecimento e da compreensão.
O erudito desempenha um papel crucial na sociedade
Muçulmana. Ele (ou ela) consagra anos da sua vida ao
estudo do Islão. Não é permitido aos eruditos perdoar
pecados, abençoar pessoas ou introduzir mudanças na lei
de Deus. Eles comunicam a informação adquirida do
estudo que fizeram do Islão e da Suna e, pela sua nobreza
de carácter, inspiram os outros a serem melhores.
Determinadas pessoas utilizam a palavra “clérigo” para
descreverem um erudito Muçulmano. Contudo, trata‐se
de um erro. No Islão, não existe um clero formal, pessoas
ordenadas ou uma hierarquia. O relacionamento entre o
indivíduo e Deus é directo. Ninguém, senão Deus, pode
dizer o que é permitido e o que é pecaminoso. Ser
humano algum pode abençoar outro. Cada pessoa
responde directamente por si, perante o Seu Senhor e
Criador.
Quando visitamos uma Mesquita, podemos ver alguém a
conduzir as orações congre‐gacionais. Sempre que os
Muçulmanos oram em conjunto, escolhem alguém para
liderar as orações, de modo a que lhes seja possível orar
em uníssono e em harmonia. O melhor é que, a pessoa
escolhida, seja a que possui maiores conhecimentos do
Alcorão e do Islão. A esta pessoa é dado o nome de
Imame, o que, literalmente, significa: “aquele que
conduz”. Ao meio‐dia das Sextas‐Feiras, existe uma
oração congregacional especial, à qual é requerida a
participação de todos os Muçulmanos do sexo masculino,
sendo que a participação feminina é voluntária. Esta
oração semanal é precedida de um curto sermão. Aquele
que pronunciar este sermão deverá ser o mais sapiente
em termos de compreensão dos princípios Islâmicos.